quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Até agora só sei em quem não votar, só me falta saber em quem vou votar!



Confesso que sigo com redobrada atenção a campanha eleitoral para as legislativas. Pela primeira vez li as propostas dos principais partidos, cheguei a elogiar entre amigos a discussão partidária. Houve debate de ideias durante os três primeiros dias.
Depois disso desapareceu o esclarecimento e começaram as histórias, umas mais ou menos interessantes, dentro daquilo que é o interesse público que leva os jornalista a elegê-las como notícias.
Acabou a discussão começou o desespero!!! Cada um luta como pode, o pior é que em algumas dessas "guerras" são ultilizados e instrumentalizados alguns orgãos de comunicação social. Pela primeira vez desde que sou "grande" apercebi-me da tendência de alguns jornais para se desacaírem para cada um dos lados da barricada (para os dois únicos partidos que podem eleger um primeiro-ministro). É como no jornalismo especializado em desporto. Temos um jornal com ligações quase umbilicais ao Benfica, outro que para cativar o segundo maior nicho de mercado se cola ao Sporting, e outro que por razões de estratégia regional se liga ao FC Porto. Se concordo? Não, mas estes pelo menos assumem-se de uma forma mais ou menos clara que poucas dúvidas deixa ao leitor.
Nos diários generalistas a tendência é nova. Basta olhar para a manchete e para a fotografia de capa, não é preciso sequer folhear para se perceber de que lado estão.
Em quem vou votar? Não sei, mas vou!
Que jornal diário hei-de comprar a partir daqui? Nenhum....

Sem comentários:

Enviar um comentário